Páginas

domingo, maio 27

Cantinas Sociais ???



Como já é habitual, todos os dias almoço na cantina da minha escola e questionava-me sempre 'onde ia parar o resto da comida que sobrava'. A ideia que tinha era que a comida em sobra era recolhida pelas associações que distribuem aos sem abrigo e aos mais necessitados.

Mas na última sexta-feira, enquanto almoçava, deparo-me com a funcionária da cantina a deitar os pães para um saco preto, ao inicio pensei que era para a recolha, mas mesmo assim chamei-a e perguntei e ela disse-me: "Não, eles vão todos para o lixo" 
Fiquei abismada e daí surgiu um diálogo com as duas funcionárias da cantina e dois amigos meus que estavam comigo.
Daí fiquei a saber que toda a comida da cantina era diretamente para o lixo, a empresa assim o manda, ou seja, escolas como Camilo, D.Sancho, Julião Brandão, D.Maria II e Nuno Simões toda a comida que sobra não é aproveitada.

Mas o que me levou mesmo a escrever isto, foi o facto de estar a ver o telejornal e estar a dar uma noticia com o titulo:

Cantinas Sociais:
O estado quer abrir 950 cantinas sociais.

É insólito, saber que existe gente com poucos recursos económicos e que uma simples sopa e um pão, já era suficiente e uma grande ajuda para eles, e ter conhecimento que por volta de 20% da comida de cada uma das escolas referidas é deitada fora em vez de ser aproveitada para dar a quem precisa ?!

A sério, Portugal não vai longe desta maneira.


Fiquei indignada e é claro não vou apenas criticar mas vou agir.
Juntamente com os membros do pedagógico irei expor o caso e escreveremos uma carta para a empresa para que este assunto tenha um caminho diferente.