Páginas

sábado, setembro 22

Fim da inocência


Ontem comecei a ler um livro, que me tinham recomendado e já sabia que ia ter coisas realmente chocantes, mas quando disseram que eram realmente chocantes eu não quis acreditar. Mas na primeira frase que leio... sim estava a entrar num mundo ao qual eu pensava que só ocorria fora do país.

A cada passo os meus olhos arregalavam-se e a minha mente imaginava tudo aquilo como um filme, não tinha tempo de respirar, queria saber o que vinha a seguir, o que aconteceu depois ... até que dei por mim a terminar o livro às 23h42 ( eu que nunca li um livro num dia, este mudou tudo )

Estava a ler o livro e a imaginar se o meu pai o lesse, ele ia pensar que todos os jovens tem uma vida assim, porque o grande mal que aquele livro tem é logo no início e no fim referir: "Este livro é um alerta para os pais, para que estejam mais atentos ao que se passa nas suas casas"
Na realidade a frase não tem nenhum mal, mas como conheço os pais eles iam achar que todos temos vidas assim.

A linguagem é directa, não tem espaço para "enroles" diz tudo e vai ao ponto da questão.
Sim, foi um livro brilhante e se Portugal apostar fazer disto um filme, ia ter muito, mas mesmo muito, sucesso.
O mal de sair em filme é que iria ser polémico, iria passar na televisão os nossos pais iriam ficar mais alertados e nós ficaríamos com metade da confiança deles o que ia por em risco parte da liberdade que alguns já estariam a conquistar.

Confesso que enquanto lia, o meu pai chegou ao meu quarto e disse: "Ui estás a ler?" sorriu e sentou-se ao meu lado. (é pouco habitual ler, mas quando faço fico vidrada, isto se o livro for muito bom)
Eu tinha acabado de virar a página e não sabia o que aquelas linhas diziam, tive medo que ele ao longe começasse a ler um paragrafo e ficasse chocado com aquilo.
Fechei tão rápido o livro e fiquei mesmo atrapalhada porque na verdade sei que se ele soubesse o conteúdo não me ia deixar ler mais, por questão de "segurança". Inventei umas coisitas e tal, disse que tinha conteúdo abusivo e ele arregalou os olhos com um sorriso malandro e disse: "Humm... esta bem" e foi embora. Mas é óbvio que não era nada que já não soubesse, mas saber que em Portugal existiam pessoas com esta mentalidade, fiquei surpreendida confesso :p



Vale a pena ler e recomendo mesmo.

7 comentários:

Cassie Simao disse...

Da maneira que descreveste o livro, uma pessoa fica demasiado curiosa para não arranjar maneira de descobrir o que realmente se passa por trás dessas paginas. Falando por mim diria que "tenho de o ler" :)
ótimo blog.

Tiago Miguel Andrade disse...

Vais ter de me emprestar o livro!

Ruca disse...

Já li. Muito BOM.. não sei até que ponto é totalmente realista mas o livro é muito bom.

Cassie Simao disse...

Digo pois. Apesar de o ter de o mandar vir aposto que ira valer a pena... obrigada :)

Joana disse...

E este? :)

Ana Oliveira disse...

Chama-se Fim da Inocencia e é do Francisco Salgueiro

Joana disse...

Muito obrigada :)